Os INCOTERMS, regras de âmbito internacional e de caráter facultativo, podem criar condições favoráveis ou não para aqueles que utilizam. Essa característica resulta, na maioria das vezes, do desconhecimento do seu significado ou da interpretação errônea daquilo que sua aceitação implica quanto a direitos e obrigações entre comprador e vendedor.
Dentro deste contexto, é fundamental o completo entendimento da essência de cada termo, de forma a evitar mal entendidos, desavenças e processos que acarretem perda de tempo e dinheiro.
Apesar de sua universalidade, os INCOTERMS ainda não conseguiram anular todas as diferenças em prol de uma padronização absoluta, persistindo em cada país, em cada ramo de comércio, usos comerciais que lhes são peculiares. Assim, é importante que os contratantes estejam atentos para as especificações do seu tipo de negócio, acrescentando variantes do seu interesse e que não se encontrem incluídas nos termos usuais, como por exemplo , seguro de guerra.
O alcance dos INCOTERMS pode ser assim resumido :
- Determinan o momento preciso da transferência de risco do vendedor para o comprador.
- Definem quando e onde a mercadoria estará à disposição do comprador.
- Estipulam o momento preciso da transferência de custos e despesas adicionais.
- Estabelecem qual das partes deverá providenciar o veículo de transporte internacional.
GUIA PRÁTICO PARA AS OPERAÇÕES DE COMÉRCIO
GRUPO E
GRUPO F
GRUPO C
GRUPO D
REGRAS APLICADAS PARA QUALQUER MODAL DE TRANSPORTE
EX WORKS (FÁBRICA)
A responsabilidade do vendedor é colocar a mercadoria à disposição do comprador no pátio da fábrica ou em outro local definido, em data ou período combinado, mas não estivado no veículo de coleta. O vendedor deverá assumir os custos de embalagem, bem como cuidar da devida marcação, conferência de peso, dimensões e quantidade.FCA (TRANSPORTADOR LIVRE)
Significa que o vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando encaminhar as mercadorias à custódia do transportador nomeado pelo comprador, em local designado, desembaraçada para exportação. É importante observar que o local designado define obrigações de carregamento e descarga, variáveis conforme o local. Se a entrega ocorrer na fábrica do vendedor, este é responsável pelo carregamento e descarga. Ocorrendo em outro lugar, este não assume os custos de descarga.CPT (TRANSPORTE PAGO - ATÉ O LOCAL DESTINO)
Significa que o vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando encaminhar as mercadorias à custódia do transportador, pagando pelo transporte da mercadoria até o destino.CIP (TRANSPORTE E SEGURO PAGO - ATÉ O LOCAL DE DESTINO)
O vendedor tem as mesmas obrigações sob o termo CPT, adicionadas de providenciar o seguro , apenas com cobertura mínima. Esta condição pode ser usada para qualquer tipo de transporte.DAT (ENTREGUE NO TERMINAL)
O vendedor cumpre sua obrigação de entregar as mercadorias quando colocadas disponíveis para o comprador, descarregadas no terminal nomeado no porto ou local de destino .DAP (ENTREGUE NO LUGAR)
O vendedor cumpre sua obrigação de entregar as mercadorias quando forem colocadas disponíveis para o comprador não descarregadas no local de destino no país do importador.DDP (ENTREGUE DIREITOS PAGOS)
O vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando coloca a mercadoria desembaraçada para a importação em local designado, não descarregada. Este termo pode ser usado para qualquer modalidade de transporte.REGRAS APLICADAS PARA O MODAL AQUAVIÁRIO
FAS (PORTO DE EMBARQUE DESIGNADO)
Significa que o vendedor cumpre sua obrigação de entrega, quando as mercadorias forem colocadas ao longo do costado do navio , no cais ou em embarcadas do porto de origem designado, desembaraçadas para a exportação.FOB (LIVRE A BORDO)
O vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando as mercadorias estiverem a bordo do navio no porto de embarque designado.CFR (CUSTO E FRETE - PORTO DE DESTINO DESIGNADO)
O vendedor deve pagar os custos e o frete necessário para levar as mercadorias até o porto designado. Este termo só pode ser usado para transporte marítimo e de cabotagem. O risco de perdas e danos sobre as mercadorias são transferidos do vendedor ao comprador quando estas estiverem ao bordo do navio no porto de embarque.CIF (CUSTO , SEGURO E FRETE - PORTO DE DESTINO DESIGNADO)
O vendedor assume as mesmas obrigações atribuídas sob o termo CFR, mas acrescentando a obrigação de providenciar o seguro marítimo, apenas com cobertura mínima. O risco de perdas e danos sobre as mercadorias são transferidos do vendedor ao comprador quando estas estiverem ao bordo do navio no porto de embarque.FONTE: